Rua Pedro Paulino, 183 - Campinas-SP 19 99792-0104 19 99237-0603

Sprinklers

Sprinklers

Sprinkler – Sistema de Combate a Incêndio!

Sprinkler é um componente do sistema de combate a incêndio que descarrega água quando for detectado um incêndio, por exemplo, quando uma temperatura predeterminada foi excedida.

No Brasil, a maioria dos sprinklers disponíveis no mercado foram feitos para abrirem à temperatura de 68 Cº, mas existem outras variações disponíveis, mesmo essas sendo as mais comuns.

Voltando aos detalhes da sua aplicação, o bulbo do sprinkler se rompe, a medida que o incêndio já foi iniciado e a temperatura só faz aumentar.

Nesse ponto, a água que é liberada pela tampa rompida, e cai de forma circular, chegando a cobrir uma área de 16 m² dependendo do modelo utilizado.

Sprinklers para Controle de Fogo

Na maioria dos ambientes, instalar um sprinkler significa, quase que obrigatoriamente, ter que instalar outros dele, também, uma vez que se o incêndio estiver em um nível mais intenso, se alastrando para outras áreas, outros sprinklers poderão se abrir e controlar o fogo.

Ele é composto de uma “armadura”, um elemento sensível, chamado bulbo. O bico de sprinkler é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por tampa travada pelo bulbo.

As roscas normalmente são de ½” ou ¾” NPT. No interior do bulbo um líquido se expande a uma determinada temperatura de maneira que a cápsula seja rompida, quando um incêndio for iniciado, liberando a água para atuar no combate.

Eles são amplamente utilizados em todo o mundo, com mais de 40 milhões de pulverizadores instalados em cada ano. Em edifícios protegidos pelo sprinkler, mais de 99% dos incêndios foram controlados somente com seu uso.

Sprinklers

Uso do Sprinkler

Eles têm sido utilizados no Estados Unidos desde 1874, e foram usados em fábricas onde incêndios na virada do século eram frequentemente catastróficos em termos de perdas humanas e propriedades.

O tamanho da edificação define se é obrigatório o uso, ou pode ser recomendado por companhias de seguros para reduzir as perdas de propriedades.

Como ele é ativado?

Sprinklers

sprinkler acionado

Ele possui um bulbo de vidro sensível ao calor. A ampola de vidro atua como um tampão que impede que a água se escoe até que a temperatura ambiente em redor do aspersor atinge a temperatura de ativação.

Assim, apenas os aspersores perto do fogo funcionarão.

A ativação do equipamento vai fazer menos danos causados pela água do que um jato da mangueira de bombeiros que fornecem cerca de 900 litros / min.

Tipos Tubulação molhada

São sistemas com maior utilização. Eles também são os mais confiáveis, porque eles são simples, com os únicos componentes operacionais sendo os sprinklers automáticos.

Um fornecimento de água automático fornece água sob pressão à tubulação do sistema.

Tubulações seca

Sistemas de tubos secos são o segundo tipo de sistema de aspersão mais utilizados.

Sistemas de tubos secos são instalados em espaços em que a temperatura ambiente pode estar frio o suficiente para congelar a água em um sistema de canalização molhada, tornando o sistema inoperante.

Sistemas de tubos secos são mais frequentemente utilizados em câmeras refrigeradas menos de 40 ° F (4 ° C).

Não existe água na tubulação que é cheia com ar a uma pressão abaixo da pressão do fornecimento de água.

À medida que a pressão do ar nas gotas de tubulação, o diferencial de pressão através das mudanças válvula de canalização seca, permitindo que a água entre no sistema de tubulação.

Alguns proprietários e ocupantes do edifício podem ver sprinklers de tubagem seca como vantajosa para a proteção de coleções valiosas e outras áreas sensíveis de água.

Desvantagens do uso de tubulações secas:

  • Maior complexidade – sistemas de canalização seca exigem equipamentos de controle adicional e componentes de fornecimento de pressão de ar, o que aumenta a complexidade do sistema.
  • Maiores custos de instalação e manutenção
  • Aumento do tempo de resposta de fogo – Porque a tubulação está vazia no momento da aspersão opera, há um atraso de tempo inerentes a entrega de água para os aspersores que operaram enquanto a água viaja do tubo ascendente para o sprinkler, parcialmente enchendo os tubos no processo.
  • Um máximo de 60 segundos é normalmente permitido por requisitos normativos a partir do momento um único aspersor abre até que a água é descarregada para o fogo.

Este atraso na supressão de fogo resulta em um grande incêndio antes de controle, aumentando danos materiais.

  • Aumento da corrosão potencial – Após a operação ou teste, dry-pipe tubulação do sistema de aspersão é drenada, mas a água residual acumula em tubulação pontos baixos, e a umidade também é retida na atmosfera dentro da tubulação.

Esta umidade, juntamente com o oxigênio disponível no ar comprimido na tubulação, aumenta as taxas de parede corrosão interna da tubulação, possivelmente, acabou levando a vazamentos.

A taxa de corrosão da parede do tubo interno em sistemas de tubo molhado (em que a tubulação está constantemente cheio de água):

  • é muito menor;
  • como a quantidade de oxigênio disponível para o processo de corrosão é menor A corrosão pode ser combatida através da utilização de aço galvanizado tubo;
  • que é menos susceptível à corrosão;
  • ou através da utilização de azoto seco para pressurizar o sistema, em vez de ar.

Estas precauções adicionais vai aumentar o custo do sistema, mas pode ajudar a prevenir a falha do sistema e prematura necessidade para a substituição do sistema no futuro.

Sistemas de dilúvio

Sistemas “dilúvio” são sistemas em que todos os aspersores ligados ao sistema de tubulação de água estão abertos, em que o elemento de comando de leitura de calor é removido, ou especificamente concebidos como tal.

Estes sistemas são utilizados para riscos especiais onde a rápida propagação do fogo é uma preocupação, uma vez que proporcionam uma aplicação simultânea de água ao longo de todo o perigo.

A água não está presente na tubulação até que o sistema opera. Uma vez que os orifícios de Aspersão estão abertos, a tubulação é à pressão atmosférica.

Para evitar que a pressão do fornecimento de água a partir de forçar a água na tubulação, uma “válvula de inundação” é usado na ligação de alimentação de água, que é uma válvula travada mecanicamente.

É uma válvula de reposição, e permanece aberta, uma vez tropeçou.

Porque os elementos sensores de calor presentes nos sprinklers automáticos foram removidos (resultando em sprinklers abertos), a válvula de dilúvio deve ser aberta quando o sistema de alarme de incêndio (SDAI) é acionado.

Sistemas de Pré – Ação

Sistemas de Aspersão de Pré – Ação são especializados para uso em locais onde a ativação acidental é indesejável, como em:

  • museus com obras raras de arte
  • manuscritos ou livros
  • centros de dados
  • para a proteção de equipamentos de informática a partir de descarga acidental da água.

Sistemas de Pré – Ação são híbridos com Aspersão molhada e seca, dependendo do objetivo exato do sistema.

Sistemas de Aspersão de água de espuma

Sprinkler – Um sistema com água e espuma é para aplicação especial, a descarga de uma mistura de água e baixa expansão de espuma concentrado, resultando em um spray de espuma .

Estes sistemas são normalmente utilizados com ocupações de riscos como líquidos inflamáveis e em Aeroporto.

Spray de água

“Water spray” sistemas são operacionalmente idêntico a um sistema de dilúvio.

Mas os padrões de tubulação e bocal de descarga de pulverização são projetados para proteger um perigo exclusivamente configurado.

Sendo geralmente componentes ou equipamentos tridimensionais (ou seja, ao contrário de um sistema de dilúvio, que é projetado para cobrir a área de piso horizontal de um quarto).

Sprinkler – Sistemas de névoa de água.

Sistemas de névoa de água são usados para aplicações especiais em que for decidido que a criação de um vapor absorvente de calor é o principal objetivo.

Este tipo de sistema é tipicamente utilizado quando os danos da água pode ser uma preocupação, ou onde o abastecimento de água são limitadas.

Névoa de água como um tamanho de gota de “menos de 1000 microns, à pressão de operação mínima do bocal de descarga.”

Projetos para Instalação de Sprinkler

Desenvolvemos seu Projeto e Executamos toda a Instalação de Sprinkler!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial WG Montagem Industrial www.montagenswg.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×